Semeando Educação

wwww.rcaetano.net

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Oficina PCE/Orientação para submissão de Projetos. Escola Municipal Maria Auxiliadora dos Santos Azevedo

Programa Ciência na Escola 2018.

Feito com Padlet


https://padlet.com/romualdo_caetano/99xjdp0q3y2c

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Parabéns Manicoré (139) anos de Muitas Histórias


PARABÉNS MANICORÉ
Manicoré é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à mesorregião do Sul Amazonense e microrregião do Madeira, sua população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) era de 53 890 habitantes em 2016.
Localizado nas margens do Rio Madeira, a cidade possui uma posição estratégica entre Manaus e Porto Velho.
As origens de Manicoré remontam a 1637, com a expedição de Pedro Teixeira, um explorador e militar português.
As autoridades do Grão-Pará enviaram ao rio Madeira uma escolta, em 1716, comandada por João de Barros e Guerra, experiente capitão, com a finalidade de punir os nativos. Em 1797, funda-se povoação do Crato, sob ordens do Governador do Grão-Pará, tendo em vista facilitar as transações comerciais entre Pará, Mato Grosso e Goiás. A povoação é transferida para um sítio entre os rios Baetas e Arraias, em 1802.
Em 4 de julho de 1858, através da Lei nº. 96, cria-se a freguesia de São João Batista do Crato. Dez anos depois, em 6 de julho de 1868, a sede de freguesia é transferida para o povoado de Manicoré, Por força da Lei nº. 177, passando a denominar-se Nossa Senhora das Dores de Manicoré. Somente em 4 de julho de 1877 Manicoré é elevado à categoria de Vila e é criado o Termo Judiciário, pela Lei nº. 362.
No ano seguinte, em 1878, é sancionada a Lei nº. 386, que faz de Manicoré a sede da Comarca do Rio Madeira. Em 12 de dezembro de 1881, dá-se a instalação da comarca. A partir de então, Manicoré passou a receber intensa migração de nordestinos, fugidos principalmente da Grande Seca de 1877-1878 e atraídos também pelo Ciclo da Borracha, que teve lugar no Amazonas e em regiões do estado do Acre. Por sua localização geográfica privilegiada, Manicoré era passagem dos migrantes que se destinavam ao Acre. Recebeu foros de cidade em 15 de maio de 1896, pela Lei nº. 137.
“A princesinha do Rio Madeira”, Como carinhosamente é conhecida tem uma elevada Produção de Melancia, Banana, Farinha, Macaxeira, Látex. Bem como tem um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Amazonas.
Marcada pela política truncada e de cabresto, sempre dominada bastantes tempo por um determinado grupo político, onde a disputa sempre foi nada amistosa, mas de certo modo bonita pela manifestação do povo que nunca teve vergonha de mostrar sua admiração e preferência, muito embora muitos tenham sido perseguidos quando o grupo opositor vence. Um destaque significativo é a participação do Legislativo sempre formado por pessoas que deveriam representar diversas classes sociais, sendo muitos vindos da Zona Rural e com formações pluralizadas em todos os níveis.
Muito embora seus governantes muito embora não tenham sidos ousados tem procurado dentro da medida do possível realizar algumas coisas, cada um tendencioso a uma determinada área. Nos últimos anos destacamos o merecido reconhecimento por eleger seus próprios filhos da terra.
No cenário de desenvolvimento sempre sonhamos mais do que vem sempre sendo feito e por essas angustias acabamos buscando diversas formas de superação ao ponto de termos que deixar a nossa querida Cidade de Manicoré à busca de novas oportunidades de formação, emprego e melhores dias. Resultados que tem destaque pela nossa representatividade em todas as capitais brasileiras em especial Manaus e Porto Velho, onde temos o maior quantitativo.
Frutos do êxodo rural tem sido feito um processo inverso, pois muitos tem retornados com ótima formação, estabilizados e levando desenvolvimento ao Município, quer como educador(a), comerciantes e empresários.
Atualmente o povo plantou a esperança em Manuel Sebastião Pimentel de Medeiros – Sabá Medeiros, o qual venceu o último pleito, tornando-se Prefeito do Município de Manicoré. Nosso grande respeito à democracia, ao processo de escolha e ao amadurecimento e respeito à maioria. Nossa expectativa é de uma administração voltada ao desenvolvimento na Educação, Turismo, Saneamento Básico e melhoria da qualidade de vida da coletividade.
Tomo a liberdade de dizer em meu nome, da minha esposa, família – Romualdo Jr, Gustavo Paixão e Sabrina Barros os quais nasceram em Manicoré, do meu querido Grupo Bacuraus e Amigos, o qual, constantemente nos encontramos nos finais de semana para jogar futebol, fazer um ótimo churrasco,  contar histórias/estórias e muito bate papo. Diga-se de passagem, longe de cor, partido e ideologias políticas partidárias. Venho desejar muito sucesso ao Município de Manicoré por oportunidade de mais um ano de muita história, desenvolvimento e superação. Que seus dias sejam sempre melhores e que teus filhos sempre consigam superar todas as dificuldades que por ventura demonstre obstáculos.
A Humaitá a qual me acolheu com muito carinho e que hoje também faz aniversário, não poderia deixar de agradecer e desejar muito sucesso!

Romualdo Caetano

segunda-feira, 10 de abril de 2017


Coordenação do PCE da Semed visita Escolas Municipais
Essa matérioa foi publicada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação SEMED, veja:



Visita ao SESC 9º Ano

Visita ao SESC 9º Ano 

No dia 07 de abril do ano em curso, os alunos do 9º ano realizaram uma visita à Mostra de Diferentes Tipos de Energia, na Sala de Ciências SESC/Balneário, sob a responsabilidade do Professor Romualdo Caetano - Ciências. Tal participação teve como objetivo possibilitar aos educandos um melhor conhecimento sobre os tipos de energia, parte integrante dos conteúdos programáticos do último ano do Ensino Fundamental II.


segunda-feira, 3 de abril de 2017

VISITA A ESCOLA PARA DIVULGAÇÃO DO PCE 2017 - Escola Municipal Professora Francisca Campos Corrêa - Zona Rual.




Hoje a Equipe PCE/SEMED e FEIRA DE CIÊNCIAS, estiveram visitando a Escola Francisca Campos para divulgação do Edital de ambos os eventos, orientando e nos colocando à disposição para assessorar os professores interessados em submeter seus projetos à aprovação no PCE 2017, assim como participar da V edição da Feira de Ciêcias da Semed. Momento muito proveitoso, receptivo e gratificante ao desempenho da função confiada. Agradecemos à direção da Escola, Professores e funcionários







Projeto "Casais Voluntários" da ISMA







ESCOLA SANTA MARIA MAZZARELLO - REDE SALESIANA DE ESCOLAS
(VISITA TÉCNICA AO SIGS).








DIA ANEC AMAZONAS - ENCONTRO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS CATÓLICAS DE MANAUS





sexta-feira, 31 de março de 2017

Comemoração dos aniversariantes do mês. Uma iniciativa e organização de uma equipe que realizou toda a logística para a realização do evento com muito sucesso. Local escolhido dessa feita na Peixaria Morada do Peixe.






terça-feira, 28 de março de 2017

PARTICIPE DE MAIS UMA EDIÇÃO 



sexta-feira, 24 de março de 2017

quinta-feira, 23 de março de 2017

DIVULGAÇÃO DO EDITAL DO PCE 2017

Visita à Escola Municipal Anastácio Assunção



No dia 22 do mês e ano em curso estivemos na Escola municipal Anastácio Assunção para uma visita e divulgação do Edital do PCE 2017. No ano de 2016 a Escola teve o número máximo de projetos aprovados pela FAPEAM e implementados com muito sucesso.
Desde o lançamento do Edital do Programa datado de 10/03/2017, a Equipe de Educadores Romualdo, Rosivaldo e Betânia estão levando ao conhecimento da comunidade educativa da rede Municipal o Edital, orientando quanto à participação, elaboração de projetos e outros procedimentos necessários à participação.

Na oportunidade esteve presente a Assessoria de Comunicação da SEMED, fazendo uma reportagem sobre os serviços desenvolvidos pelos supracitados servidores para divulgação da Edição do PCE 2017.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FEIRA DE CIÊNCIAS - AÇAÍ, SABOR E CULTURA DA AMAZÔNIA


Com o tema: Açaí: Sabor e Cultura da Amazônia a Escola Municipal Professor Moisés de França Viana, realizou a sua Feira de Ciências, na qual estivemos presentes como representes da SEMED - Coordenadores da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Educação Ambiental, que tem como tema: Alimentação Saudável: Preservando o Meio e Garantido a Vida.








quarta-feira, 6 de julho de 2016

Projetos Aprovados PCE 2016

PCE 2016

Relação de projetos aprovados pela FAPEAM PCE 2016

https://drive.google.com/file/d/0B-yxNwzgNcxQRldGMGlWRmNtdDhEVFBnWGcwVGJuRWxKSnhZ/view?usp=sharing

Orientações para os professores/Coordenadores de Projetos aprovados em 2016

https://drive.google.com/file/d/0B-yxNwzgNcxQcTZRcTZ1WTBMbkk2NVJxWjEwbnhhYXkwRVpn/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B-yxNwzgNcxQRVF4Tm9fenFQZjBCOTZlS0gyLXBPbXBQaVlv/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/0B-yxNwzgNcxQV3FNVEJZOXFmU0RqOVlnUElCblZkdjM0X1dF/view?usp=sharing



terça-feira, 7 de junho de 2016

Abertura da semana do Meio Ambiente na OCA do conhecimento no Cigs. Educandos, educadores e autoridades locais estiveram presentes.



 Grupo Garys da Alegria -




Presença marcante do Superintendente do IBAMA - Meu amigo Mário Reis